sábado, 15 de junho de 2013

A dimensão da fantasia


          Na década de 1960, foi muito popular um seriado chamado “Além da imaginação” que, no Brasil, era transmitido pela extinta TV Rio. Os episódios eram em preto e branco e começavam com um filmete levemente psicodélico narrado por um locutor em off, que dizia:
          - Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço. E tão desprovida de tempo quanto o infinito. É um espaço intermediário entre a luz e a sombra. Entre a ciência e a superstição. E se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região...além da imaginação...
          O tom desta apresentação era macabro, compatível com a mistura de ficção científica, suspense e terror que marcava os episódios. No entanto, a salada de eventos inexplicáveis e fenômenos sobrenaturais era recheada de metáforas e oferecia ao espectador o que, na televisão da época, constituia uma oportunidade única de mergulhar na pura fantasia, ao mesmo tempo em que era envolvido por questões morais e filosóficas embutidas no redemoinho criativo dos roteiristas. Aliás, recentemente saiu no jornal que este seriado foi votado pela Associação de Roteiristas dos EUA em terceiro lugar entre as 101 séries de televisão mais bem escritas da TV norte-americana.
          Desta história, o que nos interessa mesmo é a tal da dimensão da fantasia. Hoje em dia a variedade de seriados fantásticos é imensa. Há de tudo: viagens interplanetárias, vampiros, paranormais, caçadores de fantasmas, bruxas, zumbis, forças sobrenaturais, contos de fadas sombrios e outros. No entanto, apesar desta oferta destinada a produzir entretenimento para qualquer gosto, a todos falta um ingrediente essencial. A originalidade do criador de “Além da imaginação”, o roteirista Rod Serling. Quando ele conseguiu que o programa começasse a ser apresentado em 1959 pela emissora norte-americana CBS, só havia ficção científica no rádio. “Além da imaginação” foi o primeiro seriado regular de ficção científica com imagens.
          O que será do gênero no futuro? Talvez o próximo passo realmente significativo tenha de esperar o desenvolvimento de aplicações da chamada informação quântica, um ramo fascinante da Física que, entre outras coisas, produziu evidências experimentais de teletransporte de informação entre partículas subatômicas que mantém um estado chamado de emaranhado quântico, sem transferência de matéria ou de energia e independentemente da distância. É meio complicado mesmo, mas a questão aqui é se essa coisa vai se tornar rotina ou, pelo menos, suficientemente banal para caber no orçamento de uma das grandes emissoras da midia que substituirá a televisão no futuro.
          Imaginemos, pois, uma espécie de “televisão quântica”, em que os personagens sejam projetados holograficamente ou esculpidos em impressoras tridimensionais acopladas ao televisor, diretamente do estúdio para a casa do telespectador e, de vez em quando, escolham algum morador como vítima da sanha assassina de um zumbi ou da sede de sangue de um vampiro. Pensando bem, a dimensão da fantasia já foi tão esticada no show business e a tecnologia tem evoluído tão depressa, que quase nada sobrou além da imaginação.

Rafael Linden

16 comentários:

  1. Um ótimo tema Rafael!! Não dá para viver sem ser imaginativo.

    Agora, imaginar o futuro diante do presente que se abre diante de nós dá certa apreensão... e parafraseando Simone de Beauvoir, é mais fácil imaginar um mundo sem criador do que um criador carregado com todas as contradições do mundo...

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida. Estava com saudades dos seus comentários. Mas, apreensões à parte, para quem escolheu a nossa profissão, imaginar o futuro não é mais opção, é vício, não é?...
      bjs
      R

      Excluir
  2. Hello from France
    I am very happy to welcome you!
    Your blog has been accepted in America South Brazil_____N°1630 a minute!
    We ask you to follow the blog "Directory"
    Following our blog will gives you twice as many possibilities of visits to your blog!
    Thank you for your understanding.
    On the right side, in the "green list", you will find all the countries and if you click them, you will find the names of blogs from that Country.
    Invite your friends to join us in the "directory"!
    The creation of this new blog "directory" allows a rapprochement between different countries, a knowledge of different cultures and a sharing of different traditions, passions, fashion, paintings, crafts, cooking,
    photography and poetry. So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world.
    The more people will join, the more opportunities everyone will have. And yes, I confess, I need people to know this blog!
    You are in some way the Ambassador of this blog in your Country.
    This is not a personal blog, I created it for all to enjoy.
    SO, you also have to make it known to your contacts and friends in your blog domain: the success of this blog depends on all Participants.
    So, during your next comments with your friends, ask them to come in the 'Directory' by writing in your comments:
    *** I am in the directory come join me! ***
    You want this directory to become more important? Help me to make it grow up!
    Your blog is in the list America South Brazil_____N°1630 and I hope this list will grow very quickly
    Regards
    Chris
    We ask that you follow our blog and place a badge of your choice on your blog, in order to introduce the "directory" to your friends.
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/06/12090603083012502810288938.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/07/12/12071211040212502810092867.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/15/1203150723211250289584870.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/21/12092110155912502810343002.gif

    If you want me to know the blog of your friends, send me their urls which allows a special badge in the list of your country
    I see that you know many people in your country, you can try to get them in the directory?
    Please! Actively support the "Directory" by making known to your friends! Thank you! "Unity is strength"
    Not need an invitation to join the Directory. Any person who makes the request is entered
    WE ASK YOU TO FOLLOW OUR BLOG "DIRECTORY"
    New on the site
    Ranking of Countries
    Invite your friends know made ??
    the website to raise your ranking in the Country



    PLEASE IMPERATIVE !
    Maintenance of the "Directory" blog labor intensive
    Please follow our blog at your request to join this community!
    thank you

    ResponderExcluir
  3. Hello from France! Thank you for placing the "Directory" badge. Thank you, I put the special badge "active member VIP" in front of your blog in the Russi section.
    I wish you a pleasant day
    Regards
    Chris

    Olá a partir de França! Obrigado por colocar o "Diretório" badge. Obrigado, eu coloquei o crachá especial "ativo membro VIP" na frente de seu blog na seção Russi.
    Desejo-lhe um dia agradável
    Saudações
    Chris

    ResponderExcluir
  4. Querido Rafael, talvez padeçam do mesmo mal que a ciência de fato.
    Como você divulgou o Edital, do Marc Kirschner na Science ...In science, faster, better, and cheaper are not as important as conceptual, novel, and careful.
    Sem dúvida ...a todos falta um ingrediente essencial. A originalidade do criador de “Além da imaginação”, o roteirista Rod Serling...
    Estamos empobrecendo?!
    Este seriado marcou muito minha infância-adolescência, eu imaginava mil coisas da tal quinta dimensão!!!
    Excelente crônica! Abracão.
    Edson Rondinelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edson.
      De fato, o editorial do Kirschner coincidiu com a crônica neste aspecto. Não foi proposital. E quanto à Ciência, não sei se estamos empobrecidos, mas certamente mudou o foco da valorização da Ciência. O tempo dirá.
      abraços
      Rafael

      Excluir
  5. Interessante Rafa!
    O futuro parece não existir. Mas existe a expectativa sobre o futuro. A fantasia de "Além da Imaginação" e outras de qualidades assemelhadas nos embalam em nossas expectativas de futuro. A ciência trabalha com expectativas, talvez possamos chama-las de hipóteses de trabalho.
    A apropriação da fantasia e do conhecimento de base científica pela mídia e sua forma de divulgação têm induzido a distorções que levam as pessoas do imaginário ao concreto sem refletir, nas manifestações religiosas, do simbólico ao material. Talvez, a desvalorização do nosso tempo subjetivo, e a intensa exploração do tempo cronológico esteja nos privando de boa parte de nossa liberdade. A ciência perde com isso.
    Abraço
    Paulinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que falsas expectativas geradas pela abosrção acrítica da fantasia são prejudiciais. Mas seria pior sem a fantasia, não acha?
      abs
      R

      Excluir
  6. Fiquei a imaginar aqui uma 'televisão quântica'...

    ResponderExcluir
  7. Imaginação é TUDO. Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginação era a dos roteiristas que escreviam o "Além da Imaginação", isso sim!
      Valeu,
      R

      Excluir
  8. Ai de mim sem minhas fantasias... ha ha ha!

    ResponderExcluir

Seu comentário será respondido aqui mesmo neste blog.